quarta-feira, 15 de julho de 2009

Erechim e região recebe visita de prefeito italiano

Anuscha, Ivano, Mirian e Lindomar

Comitiva na Câmara de Vereadores de Erechim

Mirian, Ivano e Anuscha

Ivano, Anuscha e Júlio Madalozzo


Associados da Giovere: Jorge, Lindomar, Ivano, Morvane, Anuscha, Márcio e Magali

Jantar na Cantina Trentin


A terça-feira, 14, foi marcada com várias atividades organizadas pela Associazione della Gioventù Veneta di Erechim, com a finalidade de apresentar ao prefeito da cidade de Arsie, que fica na província de Belluno – Itália, Ivano Faoro, a realidade local, como é difundida a cultura italiana na região, bem como os trabalhos realizados pelas cidades vizinhas.

Ivano veio ao Brasil com uma delegação italiana para acompanhar o Grupo de Danças Folk, da cidade de Cesiomaggiore/Belluno-Itália, que se apresentou na região e estará em outras cidades do estado. O objetivo maior do prefeito é conhecer as cidades do RS e avaliar as possibilidades de formar Gemellagios – tratado feito por cidades do Brasil que tem semelhanças com cidades da Itália, intercâmbios culturais e comerciais, entre outros.

O Grupo Folk se apresentou nas cidades de Aratiba e Jacutinga. A delegação os acompanhará ainda a Marau, Carazinho, Dois Lajeados, Carlos Barbosa e por último em Bento Gonçalves, finalizando as apresentações no Brasil.

Além disso, Ivano gostou muito de conhecer Erechim e região, bem como os trabalhos realizados pela Giovere que visam difundir ainda mais a língua e cultura italianas, demonstrando grande interesse em ajudar a associação em relação a projetos futuros.

A primeira visita às autoridades erechinenses aconteceu na Câmara de Vereadores, onde ele foi recepcionado por associados da Giovere e pelo presidente da Câmara, Cesar Caldart. Os assuntos giraram em torno das características das cidades de ambos, por exemplo, as empresas que existem na província de Belluno, das quais a maioria é de óculos de grau e de sol, entre outras indústrias.

Após, a comitiva que acompanhava Faoro seguiu para a prefeitura municipal, para um encontro com a vice-prefeita Ana Oliveira e outras autoridades. Nesta ocasião, a Giovere foi representada pela presidente Morvane Boiani e também pelos associados Anuscha Michielin e Mirian Lessa, responsáveis pelo departamento de Cultura da associação e também por Lindomar Lerin, do conselho diretivo.

Ainda estiveram presentes presidentes dos círculos e associações de Erechim, como o presidente do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Piazzetta, da presidente da Associação Bellunesi nel Mondo di Erechim, Gertrudes Castilhos, do presidente do Circulo Vicentini nel Mondo di Erechim, Sergio Baciquetto e do agente consular de Erechim, Idarci Pavan.

Entre os principais assuntos abordados, está a possibilidade de um processo de Gemellagio de Erechim com alguma cidade da Itália ainda a ser definida, respeitando os trâmites legais para tornar a proposta viável. A Giovere se colocou à disposição da prefeitura como colaboradora do processo de Gemellaggio, que se espera ser iniciado em breve.

À noite, um jantar de agradecimento e despedida para Faoro foi organizado pela Giovere, na Cantina Trentin, em Severiano de Almeida, que contou com a presença de vários associados, além da primeira dama da cidade, Adriana Basso, a vice-prefeita Sandra Bonafin e demais autoridades do município. Nesta oportunidade, a Giovere agradece a colaboração e participação de Ivano Faoro junto à associação.

Um comentário:

Unknown disse...

Bona sera.
mi son Flàvio Trentin e me gà piasesto tanto vostro sito. Gò trantoto ani e se ghin vol parlar co mi el me email ze flavio@krafthaus.eng.br. Vivo didincoi in Santa Maria e gò a casa mea tante libri, atressi e nantre robe del Véneto. On gran strucon a tuti! Salute e soldi.!