quinta-feira, 18 de março de 2010

Giovere realiza 1ª Viagem Cultural







Nos dias 6 e 7 de março, a Giovere realizou a primeira viagem Cultural na Serra Gaúcha, com a presença de vários associados, onde puderam curtir momentos de muita alegria, descontração e companheirismo em lugares maravilhosos como os Caminhos de Pedra, onde abriga várias casas construídas em pedra, feitas pelos imigrantes italianos quando vieram para o Brasil, em 1875. Os proprietários destas casas fazem produtos típicos da região, como o leite de ovelha e seus derivados.


Além disso, tem também a casa do tomate, várias cantinas, como a Cantina Salvatti e Strapazzon, onde os proprietários explicaram um pouco sobre a origem das cantinas, como é realizada a produção do vinho e as qualidades de uva que utilizam para a fabricação do vinho. Os associados puderam degustar vinhos e consumir a uva nos parreirais, o que foi realmente inesquecível.

No sábado a tarde os associados passearam de “Maria Fumaça”, saindo de Carlos Barbosa, passando por Garibaldi e por último, em Bento Gonçalves. O passeio foi regado de muita música, dança, apresentação de vários grupos, sempre regado a degustação de muitas variedades de vinho.

Logo após do passeio de Maria Fumaça, os associados assistiram a Epopéia Italiana, que é um Parque Temático representado por dois jovens. Estes jovens representam os primeiros imigrantes italianos que chegaram na região, o que possibilitou a todos uma verdadeira viagem no tempo.

Ainda, os associados aprenderam bastante sobre a história de seus antepassados. Por exemplo, no ano de 1875, quando a região começou a ser povoada pelos italianos que chegaram ao Brasil com a roupa do corpo e alguns pertences pessoais, já que ouviam falar que o país era muito rico e não sofreriam mais com a miséria que tinha na Itália. Ao contrário do que esperavam, os imigrantes foram alojados precariamente em barracões e com poucas condições humanas, enquanto aguardavam o lote colonial a que eram destinados. Quando conseguiram chegar aos lotes coloniais, que não passavam de terras com mata fechada. Lutaram e do nada construíram seus abrigos. Passaram por muitas dificuldades, tiveram que trabalhar muito, um ajudando o outro e com o passar dos anos as condições de vida foram melhorando.

Já no domingo, os associados conheceram a sede da Associação Veneta do Rio Grande do Sul- AVERGS de Caxias do Sul. Foram recebidos pela presidente Gabriela e pela vice-presidente Gelda e demais associados. Após conhecer um pouco da cidade e da associação dos jovens de Caxias do Sul os associados se dirigiram para a Festa da Uva, onde puderam visitar toda a feira, finalizando o passeio em grande estilo.

Nenhum comentário: