quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jacutinga celebra os 135 anos da imigração italiana no RS



Nesta segunda-feira, 31 aconteceu a Sessão Solene alusiva aos 135 anos da Imigração Italiana no RS, na cidade de Jacutinga e também os 46 anos do município. O Coral La Montanara começou o evento cantando belíssimas músicas italianas. Entre as autoridades presentes, estavam o agente consular Idacir Pavan e o presidente da Fainors e do COMVERS, Luiz Carlos Piazzetta.
Jacutinga tem um pacto de amizade e também o Gemellaggio com a cidade italiana de Pederoba e isto só foi possível graças às raízes italianas ainda preservadas pelos imigrantes italianos que vivem no município, no qual a cultura italiana está presente na culinária, na música, no artesanato, nas festas, enfim, no dia a dia da comunidade.

Na oportunidade, todo o sofrimento que acometeu nossos antepassados foi lembrado através dos pronunciamentos feitos, uma verdadeira aula de história sobre a imigração italiana no Estado.

Piazzetta comentou que esta data é para homenagear aqueles que deixaram sua pátria, em um momento de miséria e aqui chegaram com o coração cheio de esperança, onde lutaram muito para que fosse possível sustentar suas famílias, trabalhando honestamente e almejando o crescimento . Foram anos difíceis, mas que possibilitaram o desenvolvimento que se tem atualmente. "Com a imigração, eles romperam uma situação de miséria e abriram as portas da esperança. Hoje fazemos parte de uma imigração forte e bem adaptada", ressaltou Piazzetta.

O evento terminou com uma homenagem a Luiz Carlos Piazzetta e ao presidente da sociedade Ítalo-brasileira La Montanara, Gladmir Fistarol. É importante ressaltar que haverão eventos alusivos aos 135 anos da imigração italiana até o dia 20 de maio do próximo ano, em todo o RS.

Nenhum comentário: