segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Departamento jovem do COMVERS realiza reunião em Farroupilha





Com o objetivo de  estruturar o Departamento Jovem do COMVERS e formar um calendário de atividades, foi realizada uma reunião no sábado, 1 de outubro na cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha, onde representantes de várias associações filiadas estiveram presentes.

O presidente do Comitato, Alvírio Tonet, falou a respeito da crise no Vêneto com relação aos descendentes e das dificuldades que vem enfrentando para aprovação dos projetos enviados àquela região.  Um dos projetos em andamento é a vinda de 13 jovens italianos ao Brasil em março de 2012 e ressaltou: "vamos buscar outras formas, outras entidades que façam algo por nós para ajudar ainda mais".

Um dos maiores problemas é a limitação imposta pelo Vêneto, que apenas jovens até a 3ª geração poderão se candidatar às bolsas de estudo e participar de demais projetos na Itália. Tonet falou também que a participação dos jovens junto ao Comitato é extremamente importante: "estamos de portas abertas para os jovens".

Com relação às bolsas, o presidente explicou que, à medida em que as bolsas forem chegando, serão repassadas e de forma igual às entidades, a fim de que todos tenham a chance de concorrer.

Após os esclarecimentos de Alvírio, a coordenadora do Departamento Jovem, Mariane Zanella, deu início aos assuntos que permeavam a pauta do dia, entre eles, a estruturação do departamento e explicou a importância de se dividir as funções, proporcionando a participação de mais jovens dentro do departamento, assumindo responsabilidades e fortalecendo ainda mais este movimento dentro do COMVERS, já que desta forma todos poderão opinar e ajudar na elaboração de projetos que atendam aos anseios do grupo.

"Queremos pessoas que possam se envolver mais, diversificar esse pessoal para que tenham pessoas engajadas de diversas regiões do Estado", completou a coordenadora. Desta forma, durante a reunião, começou a escolha dos representantes por regiões. Esta estratégia vai facilitar o trabalho, que será em equipe, além de melhorar a comunicação entre o departamento e as entidades.

O consultor da Regione Del Veneto no RS, Cesar Augusto Prezzi, que também participou da reunião, destacou que as atividades devem ser realizadas para todos, por isso é necessário que o departamento busque aquelas entidades que estão fora do Comitato, já que todos são importantes : "as ações não devem visar somente as entidades, mas sim todo o Estado. Agora devemos fortalecer o espírito de grupo para fortalecer o Comitato", finalizou.

Contudo, assim que os representantes das regiões estiverem definidos, um calendário de atividades será montado, conciliando as assembleias do COMVERS e os eventos culturais que vierem a acontecer no RS.
Depois da reunião, o grupo se encontrou na Cantina do Bosque para confraternizar com um delicioso jantar.

Veja outras fotos no Flickr da Giovere!

Nenhum comentário: